Motivos para você ler “As Crônicas de Gelo e Fogo” – Guerra dos Tronos

Imagem

A primeira impressão que você tem quando pega o primeiro livro ‘A Guerra dos Tronos‘, com suas singelas 672 páginas, é que a leitura durará toda uma vida, puro engano. Quando você perceber estará ofegante pra começar a ler ‘A Fúria dos Reis‘ e no final, ‘A Tormenta de Espadas‘ não lhe assustará com as suas 976 páginas de puro mistério! Lógico, ainda não foi o suficiente pra te convencer a começar a ler e ansiar pelo lançamento de ‘O Festim dos Corvos‘ no Brasil. Então vamos lá:

1) Os livros são muito fodásticos! ( Critério altamente subjetivo e que não aceita controvérsias)

2) Não foi a Stephenie Meyer quem escreveu. Eu sei que só esse fator já é um ótimo motivo pra ler os livros, mas me sinto obrigada a lhes apresentar o escritor: George R.R Martin  é considerado por muitos o Tolkien americano, e foi em meados de 1991 que ele começou a escrever “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que ficou super conhecida depois da HBO estrear a série Game of Thrones. Claro que o sucesso do autor não se deu agora em 2011. Apesar de ter lançado o primeiro volume das crônicas em 1996, foi em 2004 com o lançamento do seu quarto volume, entitulado A Feast for Crows, que ele alcançou o top dos mais vendidos segundo a New York Times e conquistou o apurado gosto dos críticos, sem falar dos leitores!

3) Os Capítulos: Diferentemente do que estamos acostumados a encontrar por aí, nos livros do Martin, os capítulos são divididos pela visão de cada personagem, recebendo cada um deles o nome de quem “conta” a trama. Isso torna o livro interessante porque conseguimos extrair no mesmo acontecimento diversas sensações, ele transforma o livro num prisma perfeitamente construído. Se você é daqueles que se envolve, vai adorar!

 4) Os personagens: Martin consegue deixar seus personagens tão reais e vivos em nossa mente que é quase que impossível não entrar na história. Eles são muito bem construídos na narrativa e o melhor, eles mudam! É isso que os tornam reais, conseguimos sentir o amadurecimento de cada personagem, assim como conseguimos perceber como os acontecimentos externos contribuiram para torná-los mais fortes, tristes, espertos ou vingativos. Sim, nossos personagens tem muitas virtudes, mas são cheios de pecados por assim dizer e vingança é o que apimenta toda a trama.

 5) A História: Uma coisa é inegável: Aquela fábula de que o bem vence o mal e seremos felizes para sempre não existe. O que existe são sobreviventes, nossos personagens são obrigados a se adaptar à conflituosa Era Medieval e suas guerras por poder. Nossos mocinhos morrem, os trapaceiros se dão bem – qualquer semelhança com o séc. XXI é mera coincidência – e os detalhes sórdidos de tudo isso são meticulosamente contados. A frase que melhor resume a trama é o lema da Casa Stark ” Winter Is Coming“. Sim o Inverno está chegando e com ele uma fase de maus presságios. Temos tudo o que a Era Medieval poderia nos dar: Guerras por Reinos; a Corte; Magia; Dragões; Cavalheiros; Donzelas; Bordéis, não podemos esquecer dos bordéis, e um fascinante mundo escondido nos Sete Reinos.

6) Um dos melhores motivos: Você pode ler os livros enquanto estiver passando o BBB e assim não se aborrece e nem corre o risco de ler os comentários sobre o programa nas Redes, então boa leitura!

E para aqueles que são relutantes em ler, e mesmo aos que vão ler, indico a série. A primeira temporada é perfeita, a HBO conseguiu produzir algo magistral!

A Segunda Temporada  começa em Abril, então é melhor fazerem uma maratona aí e se atualizarem logo!

Tags:, ,

About Tica

Feminista e membra da União de Mulheres de São Paulo, onde é coordenadora adjunta do Curso de Promotoras Legais Populares, projeto voltado para a educação popular e feminista em direitos. É Viciada em Lego, apaixonada por ficção científica, apocalipse zumbi e possui sérios problemas em procrastinar vendo gif's e não lembrar o nome das pessoas. No mundo real é advogada empresarial e artesã

20 responses to “Motivos para você ler “As Crônicas de Gelo e Fogo” – Guerra dos Tronos”

  1. Vinicius says :

    Nunca vi, nem li. Mas, pelo que você postou, ele não é, tipo, um Senhor do Anéis sem o Frodo? Ou tem algo mais? Ou é totalmente diferente?

    • Patricia says :

      Ja li, estou no terceiro livro, as pessoas comparam…mas nada a ver…ainda não li Senhor dos Aneis, mas pelo q sei das duas histórias…prefiro As cronicas de gelo e fogo. O que é igual é que a historia se passa naquela “era medieval” q se passa tantos livros e filmes…Me agrada muito o fato de uma só pessoa (o autor) conseguir criar personagens tão diferentes e integra-los com tanta facilidade entre si e na trama, a evolução de cada um então… nem se fala…tb recomendo “As Cronicas de Gelo e Fogo”!

      • ticianevitoria says :

        O terceiro livro é ótimo, eu ainda estou lendo também! Estou ofegante por cada capítulo e não sei porque, mas me surpreendo cada vez mais com a genialidade do Martin!
        Também não li o Tolkien, mas já coloquei “O Hobbit” na minha lista de leitura no Skoob. Quem sabe em breve não escrevo sobre ele aqui?!

    • Aline says :

      Olá Vinicius,

      Se me permite responder, não tem nada a ver com o Senhor dos Anéis, apesar da comparação acontecer com frequência. As Cronicas do Gelo e Fogo é livro para gente grande, para quem tem a mente aberta para “a “apreciar” o lado mais sombrio do ser humano… Enquanto Senhor dos Anéis é totalmente maniqueísta, Martin é graças a deus o oposto… Maravilhoso.

    • Patrícia Figueiredo says :

      Assisti “O Senhor dos anéis”,mas não cheguei a ler os livros. Mas é absurdamente impressionante a quantidade de personagem das “Crônicas de Gelo e Fogo”. A maneira como as personagens se misturam e as mensagens em cada capítulo a respeito de assuntos relacionados a outros. Surpreendente!!! Absurdamente fantástico!!! Fodantástico!!!

  2. Alan Raspante says :

    Hmn, dica mais que anotada 😀

  3. matheus says :

    Estou com ele aqui mais como vou começar a ler estava procurando um estimulo nen começei a ler e ja estou viciado no livro hahaha

    • Tica says :

      Matheus, os livros são super viciantes mesmo!
      O que mais gostei, dentre tantas coisas, foi ver com aprofundamento o personagem do Tyrion Lannister, vulgo ‘Anão’. Ele é muito bem desenvolvido na trama!

  4. Fabiano Vidal says :

    Terminei o livro um e comecei o livro dois, “A Fúria dos Reis”. Para quem está em dúvida sobre começar a ler ou subestima o gênero fica uma dica: depois de começar não tem mais volta. É muito bom!
    Parabéns pelo post e pelo site
    Abs

    • Tica says :

      Obrigada, Fabiano!

      Você disse tudo, depois que começamos a ler ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’ não tem mais volta. O livro exerce uma força sobrenatural sobre nós e ver a evolução dos personagens é fascinante.

      Quais foram as partes que mais gostou deste livro I ?

  5. Eu says :

    Senhor dos Anéis foi ótimo, para a época, há cinquenta anos.
    Cronicas de Gelo e Fogo está mudando o mundo da literatura, pois a mente das pessoas nao é mais a mesma após cinquenta anos. É perfeito. mto bom.

    • Tica says :

      Sandra, ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’ realmente são um marco e a qualidade da escrita do Martin é inegável, mas não acho que O Senhor dos Anéis perdeu seu mérito diante dessa “nova” literatura.

      Li a trilogia de LoTR recentemente e fiquei mais maravilhada do que imaginava que ficaria e foi então que percebi que há muito do Tolkien na escrita do Martin, coisas que até saltam aos olhos, mas que não significam no meu entendimento que uma obra superou a outra. Mas claro que a dinâmica da narrativa do Martin é mais forte e cruel e isso a torna de certa forma mais marcante!

      Enfim, espero em breve poder ler o restante dos livros dele!

      Beijão!

  6. gaby costa says :

    Apenas Achei desnecessário citar a S. Meyer. Elá é uma ótima escritora na MINHA opinião. Mas eu Já comecei a Ler o Livro também. e eu não acompanho a série na televisão. vou ler primeiro.

  7. Mogui says :

    Eu achei desnecessário citar a escritora Stephenie Meyer , pois ela é uma ótima escritora, e eu acho que se você citou o nome dela só por causa da ótima coleção que ela escreveu ( Crepúsculo), e você não gostou, acho que você deveria ter mais respeito como eu tenho pelo escritor George R.R Martin.

    Obrigada!!!

    • Tica says :

      Olá, Mogui!

      Respeito e gosto literário são coisas bem diferentes. Assim como a minha opinião pode divergir da sua sem ser, no entanto, uma verdade universal.

      Beijos!

  8. Marcelo says :

    [SPOILER]Olá, em primeiro lugar parabéns pelo post, ficou magnífico kk Realmente, eu concordo com o q vc flw nos comentários sobre o Tyrion kk ele e a Dany são meus personagens favoritos, pela originalidade e as características fortes que ambos apresentam. Estou começando o segundo o livro, e na minha opinião [SPOILER] há várias partes ótimas a ressaltar no primeiro, como: a captura do Tyrion pela Cat, durante a qual eu perdi o fôlego lendo kk a batalha Stark x Lannister, que eu achei muitíssimo bem-narrada e perfeitamente construída; todos aqueles sonhos geralmente do Ned que mostravam grande parte do passado da história, e o modo como esse passado foi explicado ao longo do livro, isso eu achei muito bom msm; o “romance” Robert/Lyanna, que me deu mt pena dele msm, inclusive [SPOILER] na morte dele, q pra mim foi mt triste msm; e por fim, uma das coisas q eu sabia q ia acontecer mas ainda n caiu a minha ficha dps d ler: [SPOILER] a morte do Ned T-T
    Além do Tyrion e da Daenerys, tbm adoro o Jon, pela evolução que ele apresentou ao longo da história e por tudo que ele tem de passar por ser um bastardo, isso realmente foi mt interessante. No fim eu consegui elaborar uma lista com meus três personagens favoritos masculinos e os três femininos, e ficou:
    Femininos: Daenerys, Catelyn e Arya; Masculinos: Tyrion, Jon e Viserys(sim kk ele msm, eu sempre fui vidrado na maldade dele kkk)

  9. Karla López says :

    É meu série preferita Game of Thrones. Na última temporada eu amei, e fiquei emocionada para GoT season 7 eu estava animado em todos os momentos, me desespero longa espera tanto tempo para ver o próximo, mas já próxima estreia, partilho horários e data de lançamento para esta nova etapa, tenho certeza de que, depois de Então, espere, Game of Thrones vai cumprir as nossas expectativas.

  10. Elisa says :

    O mais sensacional da trilogia é a não-linearidade dos personagens. É permitida a complexidade. Algumas passagens são memoráveis, épicas de se imaginar.

    Agora, acho a escrita dele pouco dinâmica, enrola muito, chega a ser ligeiramente cansativo, dá muita ênfase para personagens pequenos, mata personagem demais.

    Ainda assim, é uma excelente saga. Estou no livro 4.

Deixe um comentário

Ensaios de Gênero

Um espaço para se ensaiar política, educação, feminismo e coisas do gênero...

Feminismo Ráiot

música + feminismo + faça você mesma

Joanah Dark

Performance, Fotografia e Feminismo.

Café Feminista

Por Cely Couto

FeminismUrbana

Textos, artigos, imagens, quadrinhos, opiniões. A idéia é juntar quem está pensando as cidades na perspectiva feminista, no Brasil e na América Latina.

feminismosemdemagogiaOriginal

Blog da página Feminismo Sem Demagogia - Original

Alemão com Frau Santana

A Alemanha bem perto de você.

O Fim da Eternidade

(Isaac Asimov)

Colunas Tortas

mais que uma opinião

Marcha Mundial das Mulheres

Feminismo 2.0 até que todas sejamos livres!

Blogueiras Negras

"Quem não quer raciocinar é um fanático;quem não sabe raciocinar é um tolo; quem não ousa raciocinar é um escravo"

Quem o Machismo matou hoje?

No Brasil, quatro mulheres são assassinadas todos os dias vítimas da violência doméstica. Você sabe quem elas são?

