Motivos para você ler “As Crônicas de Gelo e Fogo” – Guerra dos Tronos

Imagem

A primeira impressão que você tem quando pega o primeiro livro ‘A Guerra dos Tronos‘, com suas singelas 672 páginas, é que a leitura durará toda uma vida, puro engano. Quando você perceber estará ofegante pra começar a ler ‘A Fúria dos Reis‘ e no final, ‘A Tormenta de Espadas‘ não lhe assustará com as suas 976 páginas de puro mistério! Lógico, ainda não foi o suficiente pra te convencer a começar a ler e ansiar pelo lançamento de ‘O Festim dos Corvos‘ no Brasil. Então vamos lá:

1) Os livros são muito fodásticos! ( Critério altamente subjetivo e que não aceita controvérsias)

2) Não foi a Stephenie Meyer quem escreveu. Eu sei que só esse fator já é um ótimo motivo pra ler os livros, mas me sinto obrigada a lhes apresentar o escritor: George R.R Martin  é considerado por muitos o Tolkien americano, e foi em meados de 1991 que ele começou a escrever “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que ficou super conhecida depois da HBO estrear a série Game of Thrones. Claro que o sucesso do autor não se deu agora em 2011. Apesar de ter lançado o primeiro volume das crônicas em 1996, foi em 2004 com o lançamento do seu quarto volume, entitulado A Feast for Crows, que ele alcançou o top dos mais vendidos segundo a New York Times e conquistou o apurado gosto dos críticos, sem falar dos leitores!

3) Os Capítulos: Diferentemente do que estamos acostumados a encontrar por aí, nos livros do Martin, os capítulos são divididos pela visão de cada personagem, recebendo cada um deles o nome de quem “conta” a trama. Isso torna o livro interessante porque conseguimos extrair no mesmo acontecimento diversas sensações, ele transforma o livro num prisma perfeitamente construído. Se você é daqueles que se envolve, vai adorar!

 4) Os personagens: Martin consegue deixar seus personagens tão reais e vivos em nossa mente que é quase que impossível não entrar na história. Eles são muito bem construídos na narrativa e o melhor, eles mudam! É isso que os tornam reais, conseguimos sentir o amadurecimento de cada personagem, assim como conseguimos perceber como os acontecimentos externos contribuiram para torná-los mais fortes, tristes, espertos ou vingativos. Sim, nossos personagens tem muitas virtudes, mas são cheios de pecados por assim dizer e vingança é o que apimenta toda a trama.

 5) A História: Uma coisa é inegável: Aquela fábula de que o bem vence o mal e seremos felizes para sempre não existe. O que existe são sobreviventes, nossos personagens são obrigados a se adaptar à conflituosa Era Medieval e suas guerras por poder. Nossos mocinhos morrem, os trapaceiros se dão bem – qualquer semelhança com o séc. XXI é mera coincidência – e os detalhes sórdidos de tudo isso são meticulosamente contados. A frase que melhor resume a trama é o lema da Casa Stark ” Winter Is Coming“. Sim o Inverno está chegando e com ele uma fase de maus presságios. Temos tudo o que a Era Medieval poderia nos dar: Guerras por Reinos; a Corte; Magia; Dragões; Cavalheiros; Donzelas; Bordéis, não podemos esquecer dos bordéis, e um fascinante mundo escondido nos Sete Reinos.

6) Um dos melhores motivos: Você pode ler os livros enquanto estiver passando o BBB e assim não se aborrece e nem corre o risco de ler os comentários sobre o programa nas Redes, então boa leitura!

E para aqueles que são relutantes em ler, e mesmo aos que vão ler, indico a série. A primeira temporada é perfeita, a HBO conseguiu produzir algo magistral!

A Segunda Temporada  começa em Abril, então é melhor fazerem uma maratona aí e se atualizarem logo!

Anúncios

Tags:, ,

About Tica

Feminista e membra da União de Mulheres de São Paulo, onde é coordenadora adjunta do Curso de Promotoras Legais Populares, projeto voltado para a educação popular e feminista em direitos. É Viciada em Lego, apaixonada por ficção científica, apocalipse zumbi e possui sérios problemas em procrastinar vendo gif's e não lembrar o nome das pessoas. No mundo real é advogada empresarial e artesã

19 responses to “Motivos para você ler “As Crônicas de Gelo e Fogo” – Guerra dos Tronos”

  1. Vinicius says :

    Nunca vi, nem li. Mas, pelo que você postou, ele não é, tipo, um Senhor do Anéis sem o Frodo? Ou tem algo mais? Ou é totalmente diferente?

    • Patricia says :

      Ja li, estou no terceiro livro, as pessoas comparam…mas nada a ver…ainda não li Senhor dos Aneis, mas pelo q sei das duas histórias…prefiro As cronicas de gelo e fogo. O que é igual é que a historia se passa naquela “era medieval” q se passa tantos livros e filmes…Me agrada muito o fato de uma só pessoa (o autor) conseguir criar personagens tão diferentes e integra-los com tanta facilidade entre si e na trama, a evolução de cada um então… nem se fala…tb recomendo “As Cronicas de Gelo e Fogo”!

      • ticianevitoria says :

        O terceiro livro é ótimo, eu ainda estou lendo também! Estou ofegante por cada capítulo e não sei porque, mas me surpreendo cada vez mais com a genialidade do Martin!
        Também não li o Tolkien, mas já coloquei “O Hobbit” na minha lista de leitura no Skoob. Quem sabe em breve não escrevo sobre ele aqui?!

    • Aline says :

      Olá Vinicius,

      Se me permite responder, não tem nada a ver com o Senhor dos Anéis, apesar da comparação acontecer com frequência. As Cronicas do Gelo e Fogo é livro para gente grande, para quem tem a mente aberta para “a “apreciar” o lado mais sombrio do ser humano… Enquanto Senhor dos Anéis é totalmente maniqueísta, Martin é graças a deus o oposto… Maravilhoso.

    • Patrícia Figueiredo says :

      Assisti “O Senhor dos anéis”,mas não cheguei a ler os livros. Mas é absurdamente impressionante a quantidade de personagem das “Crônicas de Gelo e Fogo”. A maneira como as personagens se misturam e as mensagens em cada capítulo a respeito de assuntos relacionados a outros. Surpreendente!!! Absurdamente fantástico!!! Fodantástico!!!

  2. Alan Raspante says :

    Hmn, dica mais que anotada 😀

  3. matheus says :

    Estou com ele aqui mais como vou começar a ler estava procurando um estimulo nen começei a ler e ja estou viciado no livro hahaha

    • Tica says :

      Matheus, os livros são super viciantes mesmo!
      O que mais gostei, dentre tantas coisas, foi ver com aprofundamento o personagem do Tyrion Lannister, vulgo ‘Anão’. Ele é muito bem desenvolvido na trama!

  4. Fabiano Vidal says :

    Terminei o livro um e comecei o livro dois, “A Fúria dos Reis”. Para quem está em dúvida sobre começar a ler ou subestima o gênero fica uma dica: depois de começar não tem mais volta. É muito bom!
    Parabéns pelo post e pelo site
    Abs

    • Tica says :

      Obrigada, Fabiano!

      Você disse tudo, depois que começamos a ler ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’ não tem mais volta. O livro exerce uma força sobrenatural sobre nós e ver a evolução dos personagens é fascinante.

      Quais foram as partes que mais gostou deste livro I ?

  5. Eu says :

    Senhor dos Anéis foi ótimo, para a época, há cinquenta anos.
    Cronicas de Gelo e Fogo está mudando o mundo da literatura, pois a mente das pessoas nao é mais a mesma após cinquenta anos. É perfeito. mto bom.

    • Tica says :

      Sandra, ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’ realmente são um marco e a qualidade da escrita do Martin é inegável, mas não acho que O Senhor dos Anéis perdeu seu mérito diante dessa “nova” literatura.

      Li a trilogia de LoTR recentemente e fiquei mais maravilhada do que imaginava que ficaria e foi então que percebi que há muito do Tolkien na escrita do Martin, coisas que até saltam aos olhos, mas que não significam no meu entendimento que uma obra superou a outra. Mas claro que a dinâmica da narrativa do Martin é mais forte e cruel e isso a torna de certa forma mais marcante!

      Enfim, espero em breve poder ler o restante dos livros dele!

      Beijão!

  6. gaby costa says :

    Apenas Achei desnecessário citar a S. Meyer. Elá é uma ótima escritora na MINHA opinião. Mas eu Já comecei a Ler o Livro também. e eu não acompanho a série na televisão. vou ler primeiro.

  7. Mogui says :

    Eu achei desnecessário citar a escritora Stephenie Meyer , pois ela é uma ótima escritora, e eu acho que se você citou o nome dela só por causa da ótima coleção que ela escreveu ( Crepúsculo), e você não gostou, acho que você deveria ter mais respeito como eu tenho pelo escritor George R.R Martin.

    Obrigada!!!

    • Tica says :

      Olá, Mogui!

      Respeito e gosto literário são coisas bem diferentes. Assim como a minha opinião pode divergir da sua sem ser, no entanto, uma verdade universal.

      Beijos!

  8. Marcelo says :

    [SPOILER]Olá, em primeiro lugar parabéns pelo post, ficou magnífico kk Realmente, eu concordo com o q vc flw nos comentários sobre o Tyrion kk ele e a Dany são meus personagens favoritos, pela originalidade e as características fortes que ambos apresentam. Estou começando o segundo o livro, e na minha opinião [SPOILER] há várias partes ótimas a ressaltar no primeiro, como: a captura do Tyrion pela Cat, durante a qual eu perdi o fôlego lendo kk a batalha Stark x Lannister, que eu achei muitíssimo bem-narrada e perfeitamente construída; todos aqueles sonhos geralmente do Ned que mostravam grande parte do passado da história, e o modo como esse passado foi explicado ao longo do livro, isso eu achei muito bom msm; o “romance” Robert/Lyanna, que me deu mt pena dele msm, inclusive [SPOILER] na morte dele, q pra mim foi mt triste msm; e por fim, uma das coisas q eu sabia q ia acontecer mas ainda n caiu a minha ficha dps d ler: [SPOILER] a morte do Ned T-T
    Além do Tyrion e da Daenerys, tbm adoro o Jon, pela evolução que ele apresentou ao longo da história e por tudo que ele tem de passar por ser um bastardo, isso realmente foi mt interessante. No fim eu consegui elaborar uma lista com meus três personagens favoritos masculinos e os três femininos, e ficou:
    Femininos: Daenerys, Catelyn e Arya; Masculinos: Tyrion, Jon e Viserys(sim kk ele msm, eu sempre fui vidrado na maldade dele kkk)

  9. Karla López says :

    É meu série preferita Game of Thrones. Na última temporada eu amei, e fiquei emocionada para GoT season 7 eu estava animado em todos os momentos, me desespero longa espera tanto tempo para ver o próximo, mas já próxima estreia, partilho horários e data de lançamento para esta nova etapa, tenho certeza de que, depois de Então, espere, Game of Thrones vai cumprir as nossas expectativas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Ensaios de Gênero

Um espaço para se ensaiar política, educação, feminismo e coisas do gênero...

Feminismo Ráiot

música + feminismo + faça você mesma

Joanah Dark

Performance, Fotografia e Feminismo.

Café Feminista

Por Cely Couto

FeminismUrbana

Textos, artigos, imagens, quadrinhos, opiniões. A idéia é juntar quem está pensando as cidades na perspectiva feminista, no Brasil e na América Latina.

feminismosemdemagogiaOriginal

Blog da página Feminismo Sem Demagogia - Original

Alemão com Frau Santana

A Alemanha bem perto de você.

O Fim da Eternidade

(Isaac Asimov)

Colunas Tortas

mais que uma opinião

Marcha Mundial das Mulheres

Feminismo 2.0 até que todas sejamos livres!

Blogueiras Negras

"Quem não quer raciocinar é um fanático;quem não sabe raciocinar é um tolo; quem não ousa raciocinar é um escravo"

Quem o Machismo matou hoje?

No Brasil, quatro mulheres são assassinadas todos os dias vítimas da violência doméstica. Você sabe quem elas são?

%d blogueiros gostam disto: