Retrospectiva Literária 2012

livros retrospectiva

Mais um ano se passou. Muitas coisas boas aconteceram, outras nem tanto. Ficamos ansiosos por sua chegada, planejamos cada passo que daríamos e quando percebemos, o ano acabou. Muitas metas foram cumpridas, outras adiadas, outras ainda, substituídas. Algumas coisas mudaram, inclusive nós mesmos. E vamos seguindo, fazendo promessas pro novo ano que se inicia. Muitas sabemos que não conseguiremos cumprir (será?), mas mesmo assim deixamos acesa a esperança de alcança-las.

Pois é, 2012 acabou e ainda bem que foi só o ano, já que as previsões apocalípticas de que o Mundo acabaria não se cumpriram. Apesar de que, o mundo está se acabando aos poucos, mas isso é história para outro post.

Como muitas coisas que planejamos, ano passado fiz uma Meta de Leitura. Nada tão rígido, mas selecionei alguns livros que eu gostaria muito de ler no decorrer do ano. Infelizmente, não consegui atingir a minha meta por apenas, sim, APENAS, um livro. O Caderno Vermelho (Paul Auster) ficou pra 2013, assim como muitas outras metas pessoais e promessas.

Vamos aos livros:

1. A Fúria dos Reis (George R. R. Martin) – 08/01 – 9

George R.R. Martin me conquistou.  Infelizmente ainda não consegui ler o restante de seus livros (que parecem não acabar nunca, AMÉM), mas em breve volto a eles, já que amei a história e acompanho a série magistral que a HBO está fazendo baseada nos livros. Sobre ‘As Crônicas de Gelo e Fogo, fiz um post bem simples falando sobre os Motivos para Ler a saga e para a minha surpresa, ele ainda é o mais acessado do Blog, e foi, inclusive publicado no site da Editora.

2. O Guia de Sobrevivência a Zumbis (Max Brooks, Ibraim Roberson) – Ataques Registrados – 08/01 – 9

Este foi o meu primeiro contato com o Brooks e também ganhou post.

3. A Tormenta de Espadas (George R. R. Martin) – 09/02 – 9,5

4. Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus) – 13/02 – 10

Este foi um dos melhores presentes de Natal (2011) que já ganhei. Sempre tive curiosidade em conferir este livro e posso dizer que o que Carolina Maria de Jesus nos relata é uma das experiências mais dilacerantes que já tive, a realidade é tão áspera que machuca. Este também ganhou post, apesar de que pretendo fazer uma análise mais crítica futuramente.

5. O que é Violência contra a Mulher (Maria Amélia de Almeida Teles, Mônica de Melo) – 16/02 – 8

Maria Amélia de Almeida Teles, ou para quem a conhece, Amelinha. Militante Feminista e uma das Fundadoras da União de Mulheres de SP, ela é uma das mulheres que mais me inspiram. Tive o prazer de conhece-la pessoalmente e militar ao seu lado ainda hoje. Usei esse livro para o meu TCC.

6. Liberdade (Jonathan Franzen) – 30/03 – 10!

Saí tão extasiada da leitura desse livro que não consegui postar nada sobre ele, mas me apaixonei pelo Franzen desde o primeiro parágrafo (Tentei ir na FLIP para prestigiá-lo, mas os ingressos fizeram o favor de esgotar antes que eu conseguisse comprar algum). Liberdade é o tipo de livro que te envolve plenamente e vale à pena ser lido (e relido, em breve).

7. Carrie, A Estranha (Stephen King) – 10/04 – 8,5

“É a última vez que magoam Carrie”. Uma das frases mais marcantes do livro, que adorei ler, por sinal. Fiz um post sobre ele e em breve teremos um remake dele nas telonas que pelo trailer parece que será ótimo. E como é curtinho, dá pra conferir a obra antes de vê-lo na telona.

8. Violência Doméstica (Rogério Sanches Cunha, Ronaldo Batista Pinto) – 15/04 – 9

Esse foi presente de aniversário e também minha salvação. Estava um pouco confusa com o TCC e o livro veio como uma luz no fim do túnel. Apesar de já saber muito sobre o tema, gostei bastante das Jurisprudências que o livro trouxe, isso sem falar dos comentários referentes à Lei 12. 403/11.

9. O Fim da Eternidade (Isaac Asimov) – 20/04 – 10!

Meu primeiro contato com Asimov não poderia ter sido melhor. O Fim da Eternidade é lindo e representa uma Obra de Arte da Ficção Científica, apaixonante. Este é um que precisa ser relido pra enfim virar post.

10. Prática Juridica Empresarial (Alessandro Sanchez ) – 15/05 – 8

Coisas que lemos por causa da Faculdade. Apesar de ter sido uma leitura puramente acadêmica, o livro é bem conciso e didático, foi algo agradável de ler.

11. O Hobbit (J.R.R. Tolkien) – 10/06  – 9,5

Sim, esse foi um ano de descobertas. Vocês devem ter notado que muitos dos livros aqui citados foram o meu primeiro contato com muitos autores, com o Tolkien não foi diferente. Comecei com O Hobbit e não consegui parar até acabar o último livro d’O Senhor dos Anéis, ele é realmente excelente. Seja na literatura mais infanto juvenil em O Hobbit, seja na leitura mais ‘adulta’ de LoTR. Tolkien é um mestre e não me surpreende em nada o Martin ser seu fã e seguir a mesma linha.

12. Da Hipoteca (Maria Isabel Helbling Menéres Campos) – 18/06 – 7

13. O Guia de sobrevivência a Zumbis (Max Brooks) – 20/06 – 8

Confiram o post sobre o livro.

14. Contato (Carl Sagan) – 05/07 – 8,5

Carl Sagan também entra na lista de autores que conheci em 2012. Gostei bastante  do livro, achei sua abordagem complexa e intrigante. Os diálogos foram muito bem construídos e apesar do filme lançado e não ser sua cópia fiel, também foi algo que gostei de ver e rever.

15. O que são Direitos Humanos das Mulheres (Maria Amélia de Almeida Teles) – 11/07 – 8

Mais um livro da Amelinha que foi base pro meu TCC.

16. Os Mortos Vivos vol 1 (Robert Kirkman) – 16/07 – 8

A HQ que inspirou a série The Walking Dead foi uma das mais deliciosas descobertas de 2012. Para quem é fã de Z’s como eu, a obra é um prato cheio. Adoro como o Kirkman aborda toda a trama, a sua crueldade, suas críticas sociais e principalmente os questionamentos que ele levanta, indiretamente em nossas mentes: Seriamos capazes disso?

A capacidade que a HQ tem em nos envolver na trama e nos colocar no lugar dos personagens, de certa forma, é incível. Assim, as HQ’s merecem um post à parte, em breve o teremos.

17. Os Mortos Vivos Vol 2 (Robert Kirkman) – 22/07 – 8

18. Os Mortos Vivos vol 3 (Robert Kirkman) – 29/07 – 10

19. Guerra Mundial Z (Max Brooks) – 01/08 – 10

Confiram o post sobre o livro.

20. Os Mortos Vivos vol 4 (Robert Kirkman) – 02/08 – 8

21. O Apanhador no Campo de Centeio ( J.D. Salinger) 10/08 – 10!

Depois que acabei de ler este livro, pude perceber nitidamente porque ele era o preferido de todos os meus amigos. E sim, ele também conseguiu me conquistar.

O Apanhador no Campo de Centeio é lindo. Estar na mente conturbada de um adolescente e vivenciar com ele as mais inusitadas experiências, conflitos e tristezas foi muito tocante. O livro tem uma linguagem simples e um conteúdo complexo e é daqueles que “toca ou não toca”. Então, só lendo para saber se também vai virar teu livro predileto.

 22. Os Mortos Vivos vol 5 (Robert Kirkman) – 11/8 – 9,5

23. Os Mortos Vivos vol 6 (Robert Kirkman) – 11/08 – 10!

24. A Sombra vinda do Tempo (Lovecraft) – 18/08 – 10

Foi aqui que o meu amor por H.P Lovecraft começou.

25. Ética Profissional () – 23/08 – 7

26. Os Mortos Vivos vol 7 (Robert Kirkman) – 29/08 – 9

27. O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel (Tolkien) – 14/09 – 10

28. A Cor que Caiu do Espaço (Lovecraft) 19/08 – 10!

29. V de Vingança (Alan Moore) 25/09 – 10!

30. O Jardim de cimento (Ian McEwan) 25/10 – 8,5

Confiram o post sobre o livro.

31. O Senhor dos Anéis – As Duas Torres (Tolkien) – 09/11 – 10!

32. Zumbis – Mundo dos Mortos (Dave West e outros) – 12/11 – 8

Confiram o post sobre o livro.

33. O Horror em Red Hook (H.P.Lovecraft) – 19/11 – 9

Confiram o post sobre o livro.

34. O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (Tolkien) – 30/12 – 10!

Para não dizer que não falei das flores, eu amei ler a trilogia do Senhor dos Anéis. Este último, principalmente. Claro que os outros dois são ótimos, nem vou entrar no mérito da questão, mas este em especial tem um apêndice tão rico em informações sobre toda a história da Terra Média que acaba nos deslumbrando. Enfim, a trilogia encerrou-se com chave de ouro, se me permitem o clichê.

Obs.: Alguns livros acadêmicos não foram incluídos neste post. Todos os livros tem a data em que acabei a leitura e a nota de avaliação e os livros sublinhados são os que não estavam na minha Meta de Leitura, mas que ganharam espaço nela.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , , ,

About Tica

Feminista e membra da União de Mulheres de São Paulo, onde é coordenadora adjunta do Curso de Promotoras Legais Populares, projeto voltado para a educação popular e feminista em direitos. É Viciada em Lego, apaixonada por ficção científica, apocalipse zumbi e possui sérios problemas em procrastinar vendo gif's e não lembrar o nome das pessoas. No mundo real é advogada empresarial e artesã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Ensaios de Gênero

Um espaço para se ensaiar política, educação, feminismo e coisas do gênero...

Feminismo Ráiot

música + feminismo + faça você mesma

Joanah Dark

Performance, Fotografia e Feminismo.

Café Feminista

Por Cely Couto

FeminismUrbana

Textos, artigos, imagens, quadrinhos, opiniões. A idéia é juntar quem está pensando as cidades na perspectiva feminista, no Brasil e na América Latina.

feminismosemdemagogiaOriginal

Blog da página Feminismo Sem Demagogia - Original

Alemão com Frau Santana

A Alemanha bem perto de você.

O Fim da Eternidade

(Isaac Asimov)

Colunas Tortas

mais que uma opinião

Marcha Mundial das Mulheres

Feminismo 2.0 até que todas sejamos livres!

Blogueiras Negras

"Quem não quer raciocinar é um fanático;quem não sabe raciocinar é um tolo; quem não ousa raciocinar é um escravo"

Quem o Machismo matou hoje?

No Brasil, quatro mulheres são assassinadas todos os dias vítimas da violência doméstica. Você sabe quem elas são?

%d blogueiros gostam disto: